terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Sonhos de açudes chegam aos Produtores do Rio Muru


Produtores dos seringais, Santo Amaro, vitória e Lancha no do Rio Murú, comemoram o lançamento do programa de piscicultura com a inauguração dos dois primeiros açudes construídos. Açudes para ribeirinhos em Tarauacá é uma proposta pioneira no Acre.

O programa apoia os povos das comunidades tradicionais ribeirinhas. A ideia surgiu na Seaprof de Tarauacá com o objetivo de auxiliar as famílias a produzirem alimentos suficiente para seu consumo e Também oportunidades de trabalho e geração de renda e recebeu todo apoio do Governador Tião Viana e o Secretário de Produção, Lourival Marques.

Deslocar trator para construir açudes nos altos Rios da região é uma “operação de Guerra”. Se alguém acha difícil realizar obras na cidade no período das chuvas, imaginem na zona Rural. Ter que aproveitar a chuva e a enchente para subir o Rio, desembarcar trator, subir barrancos, travessar áreas alagadiças, só é possível com muita coragem, determinação e compromisso. Diz Chagas Batista, Gerente da Seaprof de Tarauacá.

Para a presidente da associação, Maria Farrapo (Jóia), a construção de açudes para a população ribeirinha foi a melhor coisa que aconteceu até hoje na região em termo de politicas publicas. Ela justifica dizendo que o trabalhador Rural tem habito alimentar que não pode faltar peixe ou Carne nas três refeições diárias. “Sempre nos alimentamos da caça, da pesca ou pequenos animais de criação. Agora a caça está muito difícil, peixes dos rios, está ainda mais escarço. Isso vem agravando a condições de alimento para nossas famílias. Agrademos todo dia a Deus o governador e representante da seaprof pela ótima ideia. Com a construção dos nossos açudes agente pode trabalhar o dia inteiros sabendo que a noite vai ter alimento na nossa mesa”. Disse Maria.

 O Sindicato de Tarauacá sempre defendeu esse programa de açudagens, o programa de piscultura comercial não atenderia a maioria dos produtores. O governo do estado está fazendo sua parte e a prefeitura se esconde quando o assunto e programa de açudagens.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

ROBERTO DE OLINDA É ELEITO O NOVO PRESIDENTE DO STTR DE JORDÃO

 ALBANIZA
A equipe do Sindicato de Tarauacá  composta pelo presidente Marlindo, tesoureiro Fernando, Jorge Luiz diretor de Políticas Agrícolas         realizam a assembléia geral extraordinária de antecipação da eleição do STTR de Jordão. A assembléia aconteceu nesta quarta – feira de cinzas 22 de fevereiro, na câmara municipal de Jordão, contamos com a presença de várias as autoridades do município como o prefeito em exercício Élson Farias, presidente do PT e vereador Matias e os trabalhadores interessados na organização de sua categoria. O debate era: alteração do estatuto social e a eleição do sindicato. Foi eleita a nova diretoria do sindicato para o biênio 2012/2016, eleito o novo presidente Roberto e vice – Chico Velho. O tema é reorganização dos  sindicatos do Acre.



 Orlei presidente da ASAREAT
 Prefeito Elson Farias
 Fernando José diretor do sttr tk
 Jorge Luiz Diretor politicas Agricolas sttr tk


 Roberto de Olinda  Presidente eleito

VIAGEM AO JORDÃO


 Fernando e Cris
 Jorge Luiz e Marlindo
A equipe do Sindicato de Tarauacá  composta pelo presidente Marlindo, tesoureiro Fernando, Jorge Luiz diretor de Políticas Agrícolas e  Cristiana Cardoso secretaria geral da UJS Tarauacá se deslocam  até  o município de Jordão, durante a viagem vimos como a população de Jordão é sofrida. O custo de vida das famílias é muito alto por que tudo é difícil até para chegar a maioria das necessidades da população é levado de barcos grandes e pequenos, as dificuldades são varias rios secos ou cheio, a distancia é coisa incomparável,  os moradores são verdadeiros heróis.  Frase de um morador “ AQUI NÃO VIVEMOS, SOBREVIVEMOS ”, Jordão é uns dos municípios mais isolados do Brasil e a política é coisa do passado é vista pela a maioria como fictícia.


 Nosso combustivel
 Primeira vista de Jodão



sábado, 18 de fevereiro de 2012

SINDICATO FUNDA DELEGACIA SINDICAL E ASSOCIAÇÃO NO BAIXO TARAUACÁ NA COMUNIDADE DO ARATI

 
O Sindicato esteve neste sábado 18 de fevereiro 2012, reunindo as comunidades da Perseverança, Belo Horizonte, Arati e Brisa no mesmo local. A reunião aconteceu na comunidade do Arati, na casa do Sr.  Adalmir há 8 horas de Tarauacá. Contamos com as representações de quatros comunidades com mais de 100 pessoas participantes. A pauta da reunião era: Fundação da delegacia sindical e da Associação, organização das comunidades, dos benefícios sociais que os trabalhadores têm garantido, créditos e eleição 2012. O STTR esteve com quatro diretores Marlindo, Inês, Jorge Luiz e Antonio da Silva e uma conselheira fiscal Francisca Antonia, SEAPROF com os técnicos José Sidomar e Valdernilson da Silva representando o gerente o Sr. Chagas Batista em nome do governo do Acre. Foi a primeira vez que o sindicato realizou uma atividade desse porte na comunidade do Arati e deixou os moradores muito otimistas como está trabalhando o sindicato. Há problemas gravíssimos relatados pelos os moradores como: educação, saúde, transporte, produção, créditos, benefícios  sociais, salário maternidade, aposentadoria tudo por falta de documentação e orientação do sindicato e outros. Tudo acontecia por ser área de fronteira do estado do Acre e Amazonas e agora esta sobre a responsabilidade do estado do Acre para levar uma vida de qualidade aos ribeirinhos, ‘’os governos Municipal e estadual tinham esquecidos''. A prefeitura de Tarauacá com a gestão de Vando e Marilete foi um desastre pra essas comunidades,  agora com Marilete no poder está sendo igual ao Vando Torquato,  só prometendo e não cumprindo com seus deveres. No final da reunião fundamos a Associação dos produtores Agro extrativista da comunidade do Arati e brisa 18 de fevereiro e também a delegacia sindical,  garantimos transporte e alimentação para os participantes. As comunidades organizadas tudo fica fácil para conquistar investimentos e colocamos os moradores perto do sindicato.

 Morador antigo do arati seu Chaga e Marlindo
 Lândia aniversariante da Viagem

 costumes das familias
 Hora do baralho


 Equipe do Sindicato e Seaprof

 Valdernilson secretariando a reunião
 Marlindo e Inês

 FUNDAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO E CONSELHO FISCAL
 FUNDAÇÃO DA DELEGACIA SINDICAL
Sebastião, Leonardo e Raeli


sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Professor Kennedy Menezes é o novo Secretário Municipal de Saúde de Tarauacá.

 
Prefeita Marilete deu posse ao novo secretário municipal

Prefeita Marilete vitorino deu posse ontem, 16 de fevereiro, ao novo Secretário de Saúde do Município de Tarauacá. Trata-se de Esperidião Kennedy da Rocha Menezes, professor da rede estadual, formado em educação física pela UFAC, que exercia até então, a gerencia local do SEBRAE.
Esperamos que o professor póssa solucionar os problemas crônicos da saúde de Tarauacá, iremos marcar uma agenda com o novo secretário para acompanhar os atendimentos rural.

Fichas Sujas do Acre: TCE prepara lista que será encaminhada ao TRE

TCE faz lista dos fichas sujas para TRE
Com a aprovação da Lei da Ficha Limpa pelo Supremo Tribunal Federal, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) já começou a formatar a lista de políticos com contas reprovadas que será encaminhada em julho para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Os gestores e ex-gestores que estiverem na relação poderão ser considerados ficha suja e não poderão se candidatar novamente.

A meta é encaminhar os nomes dos administradores que cometeram improbidade administrativa nos últimos oito anos.

Na lista estarão políticos que foram condenados a devolver dinheiro público, os prefeitos que não investiram o mínimo exigido em saúde e em educação, além de irregularidades na forma de administrar os recursos públicos.

A relação é entregue ao TRE que poderá recusar o registro das candidaturas das pessoas com algum tipo de irregularidade.

Antes da aprovação da Lei da Ficha Limpa, em junho de 2010, o TCE deveria encaminhar os nomes dos gestores reprovados dos últimos cinco anos, mas, com a sanção da nova regra, os políticos com contas reprovadas dos últimos oito anos poderão ser impedidos de concorrer nas próximas eleições. (Freud Antunes)

fonte: A Tribuna

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Sindicato e Associações fazem calendários do escoamento da produção em Tarauacá


Na terça – feira 14 de fevereiro aconteceu à reunião de planejamento feito pelos presidentes de associações, delegados sindical e os diretores do STTR e a FETACRE. O calendário tem como objetivo atender as famílias que precisam da prefeitura para o escoamento da produção, o mesmo a prefeita Marilete Vitorino se comprometeu fazer o escoamento da produção perante os trabalhadores na sede dom Sindicato no mês de maio de 2011, véspera do GRITO DA TERRA TARAUCÁ o mesmo não estaria na cidade e se comprometeu fazer o calendário juntos aos trabalhadores e até o prezado momento não foi feito, tem  um calendário sendo divulgado nos meios de comunicação sem á instituição que representa os trabalhadores STTR, e as associações proponentes e foi colocado no radio sem os produtores saberem. Tendo em vista, que a prefeita não querer trabalhar e nem ouvir os produtores, fizemos o calendário e vamos encaminhar para a secretaria de produção do Município SEMEIA e a prefeita o verdadeiro calendário feito pelas as comunidades. As associações presentes;  Perseverança, Socó,  Estirão da Paraíba, Pólo Agro florestal, Igarapé Esperança, Semeada, Alto Rio Gregório, Itamaraty, Sacado, alto Igarapé Sacado, União, Estirão da Cruz, Igarapé Suíço, Salmoura, Timurim, Boa União,  Santa Luzia, Tauari, Taquari,  19 de Agosto, Rio Acuraua, Mamoré/Maracanã e Liberdade. 23 associações presentes, hoje em Tarauacá temos 36  com vida útil, ou seja, 63,8% presentes. Casa não aconteça temos outros encaminhamentos.